Avançar para o conteúdo principal

Rita Matias admite: "Quanto maior melhor"

Rita Matias admite: “Quanto maior, melhor” — e o país entra em debate profundo sobre o que, afinal, ela queria dizer

Foi durante uma conferência partidária, com uma audiência atenta, três bandeiras de Portugal ao fundo e um terço discretamente pousado em cima da mesa, que Rita Matias largou a bomba:
“No fundo, todos sabemos... quanto maior, melhor.”

O silêncio foi imediato. Um assessor do Chega engasgou-se com um folhado de chouriço e alguém na plateia soltou um “Amém?” a medo.

Desde então, Portugal está em choque e especulação. A internet não perdoou. No X (antigo Twitter, para quem ainda está preso em 2023), os memes apareceram em catadupa.

Um utilizador comentou:

“A Rita Matias a dizer que quanto maior melhor? Isto é sobre cruzes, egos ou contas bancárias?”

Outro foi mais literal:

“Esperemos que esteja a falar do número de freguesias com adoração perpétua.”

Rapidamente, o partido tentou fazer controlo de danos. Num comunicado oficial, garantiram que a deputada se referia, “claramente ao tamanho das relíquias religiosas expostas nos espaços públicos.”

Mas a nação não ficou convencida.

Especialistas em leitura labial e linguagem corporal foram chamados à TVI para comentar o ligeiro sorriso que se seguiu à frase. Segundo um deles:

“Foi um sorriso maroto. Nada teológico. Aquilo foi olhar para a câmara e pensar: ‘Já está’.”

Marcelo Rebelo de Sousa, questionado sobre o assunto à saída de uma pastelaria, respondeu com diplomacia:

“Eu cá gosto de coisas comedidas. Menos é mais. Tirando nos beijinhos.”

Já André Ventura, confrontado com a frase, preferiu não comentar. Limitou-se a sorrir e dizer:

“O povo percebeu.”

Entretanto, o país continua dividido: terá sido sobre a fé? Sobre a pátria? Sobre a largura da autoestrada do Tâmega?

Uma sondagem rápida revelou que 43% dos portugueses acreditam que ela se referia ao número de rosários, 32% acham que foi uma metáfora sobre conservadorismo... e o resto não ouviu bem, porque estavam a ver o Benfica.

O certo é que, a partir de agora, sempre que alguém disser “quanto maior, melhor”, haverá um português a franzir o sobrolho e perguntar:
“Estás a falar da alma… ou de outra coisa?”



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Morre Português de 24 anos em combate na Ucrânia

  Morre em Combate na Ucrânia o Português Jerónimo Guerreiro, Ex-Paraquedista e Bombeiro Voluntário ( Expresso ) O cidadão português Jerónimo Guerreiro, de 24 anos, morreu em combate na região de Kupiansk, no leste da Ucrânia, enquanto integrava a Legião Internacional, uma unidade de voluntários estrangeiros que apoia as forças ucranianas na guerra contra a Rússia. ( Expresso ) A notícia foi confirmada pelo secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, que informou que a morte ocorreu em território atualmente controlado por forças russas, o que dificulta a recuperação do corpo. ( Diário de Notícias ) Jerónimo Guerreiro foi cabo paraquedista no Exército Português durante quatro anos e, posteriormente, bombeiro voluntário na corporação de Sacavém. A sua dedicação ao serviço público foi destacada pela corporação, que, em homenagem, escreveu: "Partiu mais um dos nossos, fica connosco o legado de coragem, entrega e humanidade que definiu cada gesto da sua vida." ...

Apanhada no Aeroporto com 90 Kilos de Chocolate do Dubai

É uma das 'febres' do momento! O 'chocolate de Dubai', da Fix Dessert Chocolatier, é um verdadeiro fenómeno nas redes sociais, depois da influenciadora do TikTok Maria Vehera ter partilhado um vídeo, em 2023, a comer o famoso doce.  Esta mulher tem milhões de visualizações em qualquer um dos seus vídeos no TikTok.  Clique abaixo para ver o vídeo que originou toda esta febre... O chocolate original só pode ser comprado nos Emirados Árabes Unidos, mas várias marcas europeias têm apostado em recriações do famoso doce, face à crescente procura. De acordo com Fix Dessert Chocolatie, o que torna este chocolate especial é o recheio de pistácio e kadaif, uma massa tradicionalmente usada em doces no Médio Oriente, e a cobertura de leite. A notícia relata que uma mulher de 33 anos foi interceptada no aeroporto de Hamburgo, na Alemanha, transportando 90 quilos do chocolate totalizando 460 barras distribuídas em três malas.   As autoridades alemãs suspeitam que as barras, avaliada...

Notícia importante: Cristina Ferreira rapou-se toda

Sem tabus, Cristina Ferreira falou sobre as questões mais íntimas, como a higiene pessoal, e admitiu que depilou o corpo todo pela primeira vez recentemente, aos 45 anos de idade, explicando o motivo: “Fiz há pouco tempo, pela primeira vez, a depilação total. Nunca tinha feito, deixava sempre uma ‘coisinha’. Porque o meu médico diz: ‘Os pelos existem para alguma coisa’”, começou por contar a apresentadora. “Então, eu deixava sempre qualquer coisinha à porta, não fosse haver uma invasão indesejada. Sempre deixei aquele bigodinho, mas desta vez tirei tudo”, explicou a apresentadora da TVI.