Avançar para o conteúdo principal

Universidade de Oxford revela: “Quando alguém adormece, começa a dormir”

Universidade de Oxford revela: “Quando alguém adormece, começa a dormir” — e a ciência fica estupefacta

Num estudo que promete abalar os alicerces da inutilidade académica, a prestigiada Universidade de Oxford anunciou esta semana uma descoberta verdadeiramente revolucionária: quando uma pessoa adormece... começa a dormir.

A investigação, que decorreu durante cinco anos, consumiu milhões de libras em financiamento, centenas de chás Earl Grey e pelo menos três cadeiras de laboratório, envolveu 327 voluntários humanos, dois gatos preguiçosos e um professor que aproveitou para "testar o sono em campo".

“No início pensávamos que o sono começava quando a pessoa fechava os olhos”, explicou o Professor Alípio Pestana-Snooze, coordenador do projecto. “Mas após horas a fio a observar pessoas a babar-se em almofadas, chegámos à conclusão surpreendente: o início do sono coincide, de facto, com o acto de adormecer. Brilhante, eu sei.”

O estudo enfrentou desafios complexos. Em determinada fase, tentaram descobrir se seria possível começar a dormir sem adormecer. “Um dos participantes ficou acordado 42 horas a tentar. Acabou a chorar e a pedir um cobertor”, confessou uma das investigadoras.

A comunidade científica está em choque — ou melhor, a fingir que está. A Universidade de Cambridge já reagiu, num tom diplomático e subtil: “Aguardamos ansiosamente o próximo estudo de Oxford, onde nos explicarão que molhar-nos à chuva pode, eventualmente, deixar-nos molhados.”

Entretanto, o relatório já está a ser incluído em currículos de cursos como Gestão Avançada da Sesta, Introdução ao Ronco e Filosofia do Cochilo.

Em entrevista, um dos voluntários comentou: “Eu só vim pelo almoço grátis. Dormi durante 10 minutos e agora estou num artigo científico. Oxford é outra coisa.”



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Morre Português de 24 anos em combate na Ucrânia

  Morre em Combate na Ucrânia o Português Jerónimo Guerreiro, Ex-Paraquedista e Bombeiro Voluntário ( Expresso ) O cidadão português Jerónimo Guerreiro, de 24 anos, morreu em combate na região de Kupiansk, no leste da Ucrânia, enquanto integrava a Legião Internacional, uma unidade de voluntários estrangeiros que apoia as forças ucranianas na guerra contra a Rússia. ( Expresso ) A notícia foi confirmada pelo secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, que informou que a morte ocorreu em território atualmente controlado por forças russas, o que dificulta a recuperação do corpo. ( Diário de Notícias ) Jerónimo Guerreiro foi cabo paraquedista no Exército Português durante quatro anos e, posteriormente, bombeiro voluntário na corporação de Sacavém. A sua dedicação ao serviço público foi destacada pela corporação, que, em homenagem, escreveu: "Partiu mais um dos nossos, fica connosco o legado de coragem, entrega e humanidade que definiu cada gesto da sua vida." ...

Apanhada no Aeroporto com 90 Kilos de Chocolate do Dubai

É uma das 'febres' do momento! O 'chocolate de Dubai', da Fix Dessert Chocolatier, é um verdadeiro fenómeno nas redes sociais, depois da influenciadora do TikTok Maria Vehera ter partilhado um vídeo, em 2023, a comer o famoso doce.  Esta mulher tem milhões de visualizações em qualquer um dos seus vídeos no TikTok.  Clique abaixo para ver o vídeo que originou toda esta febre... O chocolate original só pode ser comprado nos Emirados Árabes Unidos, mas várias marcas europeias têm apostado em recriações do famoso doce, face à crescente procura. De acordo com Fix Dessert Chocolatie, o que torna este chocolate especial é o recheio de pistácio e kadaif, uma massa tradicionalmente usada em doces no Médio Oriente, e a cobertura de leite. A notícia relata que uma mulher de 33 anos foi interceptada no aeroporto de Hamburgo, na Alemanha, transportando 90 quilos do chocolate totalizando 460 barras distribuídas em três malas.   As autoridades alemãs suspeitam que as barras, avaliada...

Notícia importante: Cristina Ferreira rapou-se toda

Sem tabus, Cristina Ferreira falou sobre as questões mais íntimas, como a higiene pessoal, e admitiu que depilou o corpo todo pela primeira vez recentemente, aos 45 anos de idade, explicando o motivo: “Fiz há pouco tempo, pela primeira vez, a depilação total. Nunca tinha feito, deixava sempre uma ‘coisinha’. Porque o meu médico diz: ‘Os pelos existem para alguma coisa’”, começou por contar a apresentadora. “Então, eu deixava sempre qualquer coisinha à porta, não fosse haver uma invasão indesejada. Sempre deixei aquele bigodinho, mas desta vez tirei tudo”, explicou a apresentadora da TVI.